Campina Grande comemora aniversário com o maior pacote de obras da sua história
Cidade polo de desenvolvimento regional, Campina Grande comemora neste dia 11 de outubro 159 anos de fundação. A famosa Capital do Trabalho faz jus ao título que historicamente a consagrou e, por isso, viverá comemorações com a marca do seu nível de desenvolvimento, sobretudo com a execução de ações demandadas há muitas décadas pela população. Isto porque começou a “sair do papel” o grande volume de obras viabilizadas pela gestão municipal a partir de arrojado projeto de investimentos, considerado o maior da história administrativa local.
Com obras históricas e investimentos de 62 milhões de dólares, o equivalente a meio bilhão de reais, o prefeito Bruno Cunha Lima está capitaneando o maior plano de investimentos já realizado na cidade. São obras estruturantes, focadas na geração de emprego, melhoria da qualidade de vida do povo campinense e no crescimento econômico. Para tanto, o Executivo contou com o apoio da Câmara Municipal, que autorizou parceria junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e outras instituições financeiras.
Segundo o prefeito, Campina Grande passará pela maior transformação da sua história, levando-se em conta que as pessoas vão ter um uma cidade mais eficiente, cheia de novas oportunidades e preparada para o futuro. A realização dos investimentos a partir de agora só é possível porque Campina Grande, em 2021, pela primeira vez em sua história, conseguiu atingir a nota máxima do Tesouro Nacional por sua capacidade de pagamento nível A, ou seja, com avaliação máxima em seu padrão de endividamento, maior nível de poupança corrente e liquidez.
Na visão do prefeito Bruno Cunha Lima, Campina Grande tem muito o que comemorar com esta conquista, levando-se em conta a histórica oportunidade de realizar ações antes consideradas inviáveis de concretização, ou seja, tidas como verdadeiras “lendas urbanas”, sobretudo quanto ao resgate de equipamentos comunitários que poderão ser utilizados e frequentados pelas famílias campinenses. Outro grande feito é a geração de emprego e renda na cidade, pois milhares de trabalhadores desfrutarão, nos próximos anos, da oportunidade de retomar suas atividades profissionais.
Figura 2 Projeto de revitalização do Açude Novo — Foto: Seplan/Codecom
Fazem parte da lista de obras a requalificação e revitalização do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo) e sua integração ao Parque do Povo; a implantação do Parque Municipal do Poeta; revitalização da Feira Central e do Mercado Público; urbanização da orla do Açude do Bodocongó; implantação de novos terminais de integração; entre outras intervenções de peso, como a transformação da Estação Velha, no Centenário, que contemplará a implantação de um espaço de convivência.
As ações contemplam ainda a implantação do Parque Tecnológico de Campina Grande; reforma estrutural completa do Cine Capitólio, que se transformará em equipamento público vinculado à Rede Municipal de Educação; revitalização da Praça Clementino Procópio, no centro da cidade; ampliação do Canal do Prado e do Canal de Bodocongó; construção da Praça das Cidades, no bairro das Cidades; implantação de Data Center e de UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro das Cidades, numa ação que será replicada em outros locais de Campina Grande.
No campo da mobilidade urbana, a cidade contará com pavimentações e drenagens (intervenções em 250 ruas); prolongamento da Avenida Floriano Peixoto até o entroncamento com o arco metropolitano; duplicação da Avenida Francisco Lopes de Almeida; abertura de avenidas como a Plínio Lemos, localizada numa das regiões mais populosas de Campina Grande, beneficiando mais de dez bairros, como Malvinas, Chico Mendes, Sonho Meu, Grande Campina, Serrotão, Alameda, Bodocongó e várias outras importantes comunidades.